A tal fugaz magia da luz…

Em fotografia de Natureza, por vezes temos a sorte de estar no lugar certo, à hora certa e munidos do equipamento certo. É verdade que a sorte se procura, mas, por vezes, por mais que tentemos, nem sempre conseguimos captar a imagem que idealizamos, pensamos ou sentimos.

Há poucos dias tive a sorte de conseguir reunir, num só momento, tudo aquilo que é necessário para criar uma boa fotografia, ou para conseguir captar a tal fugaz magia da luz. O cenário era o ideal, o momento era aquele, a inspiração e a abstracção estavam lá. Num local muitas vezes visitado e admirado (Concelho de Caminha), apenas me limitei a esperar um pouco para poder ter o privilégio de guardar, num clique, o fluir do tempo, de emoções, de sentimentos, de sons e recordações.

O resultado final foi este:

 

A imagem, creio, fala por si. Orgulho-me dela. Revejo-me nela. Sinto-a como um pouco de mim. No que vejo revivo o que senti naquele momento. Pura magia! A tal fugaz magia da luz, dos sentidos…

Com o que registei pretendo transmitir, a quem vê, a harmonia perfeita dos elementos, das cores, dos sons, dos cheiros, e aquele calor bom de um sol de fim de tarde, combinado com a sumptuosa força e beleza do nosso mar. Como na nossa música preferida, ou na nossa passagem favorita de um livro,  também nesta imagem há, para mim, tudo aquilo que causa aquele friozinho bom na barriga… Espero que apreciem. Espero que se deixem levar e ficar um pouco no momento registado, a saborear…

Em breve regressarei com uma análise do “antes e depois” desta fotografia. Irei demonstrar, passo a passo, as técnicas que utilizei (e o porquê) desde a captura da imagem até à obtenção do resultado final. Para aguçar o apetite, aqui fica o ficheiro digital inicial, tal como capturado…

Até breve e boas fotos!

 

 

 

 

 

 

 

Nasci na cidade do Porto e vivo na Bélgica há 17 anos, onde exerço a minha atividade profissional principal na área do Direito. Sou um fotógrafo autodidata, mas tentei sempre desenvolver ao máximo as minhas capacidades técnicas e a minha sensibilidade artística através de muita prática, estudo, e, naturalmente, de uma paixão incessante pela arte de criar imagens. Como fotógrafo e artista, tento prender o tempo, captar momentos e de despertar sentimentos, pensamentos e emoções através das minhas fotografias. Na verdade, acredito que as imagens podem sempre revelar segredos indescritíveis e histórias surpreendentes.

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer