Recentemente tive a oportunidade de experimentar a Pentax KP. Cedida gentilmente pela Reflecta, a KP tinha acabamento prateado e o punho O-GP1672, o maior dos três disponíveis. A lente era a HD Pentax DA 35mm f/2.8 Macro Limited também prateada.
Destaques mais importantes da Pentax KP:
• Sensor CMOS APS-C com 24 MP sem filtro AA
• ISO 819200 (máx.)
• Pentaprisma 100% (0.95x)
• Pixel Shift com correção de movimento e simulador de filtro AA
• Corpo em magnésio, à prova de pó, resistente à intempérie e frio (até -10°C)
• Obturador mecânico (30s ~ 1/6000) e electrónico (30s ~ 1/24000)
• Interface SmartFunction customizável
• LCD orientável 3” 921k (com opção para visão outdoor e nocturna)
• Sensor estabilizado até 4,5 passos da obturação
• Nível electrónico e correcção horizontal automática
• AF sensível até -3EV
• Wi-Fi
• GPS, ASTROTRACER e bússola (com O-GPS1 opcional)
• 3 punhos disponíveis para adaptação ao tipo de lentes em uso
No primeiro contacto com a KP sobressai o seu design compacto e retro. A ausência do LCD na parte superior fazem-nos crer estar a utilizar uma máquina dos “bons velhos tempos” mas com as vantagens do século XXI. Destas vantagens destaco a interface “Smart Function”, já vista na K-1 e que permite o acesso directo a vários parâmetros (na KP há 3 parâmetros configuráveis o que é excelente).
Foi a primeira vez que usei a KP mas senti-me imediatamente em casa com o arranjo familiar dos comandos e menus. Ou seja, quem usa Pentax não sentirá dificuldade alguma ao usar a KP de imediato sem ler o manual de instruções. Para quem vem de outras origens, ficará agradavelmente surpreendido com a simplicidade e funcionalidades que a Pentax tem a oferecer! 😉
Facilmente configurei a KP para o meu modo de trabalho usual: modo de exposição HyM (com TV Shift) e focagem através do ponto central com accionamento via botão dedicado AF. No botão “Smart Function” coloquei o controlo do ISO no C1.
Utilizei a KP com as lentes DA Limited e uma lente bem antiga, de 1977, a Pentax-M 135mm f/3.5.
A minha primeira volta com a KP coincidiu com o festival comemorativo dos 30 anos do Erasmus realizado no Porto onde actuaram diversos grupos folclóricos Europeus. Sendo à noite, nada melhor para pôr à prova o novo sensor usando altos ISO.
Aqui estão 3 exemplos a ISO elevados (dados exif na margem vertical esquerda da foto):
Entretanto, numa outra saída utilizei apenas a Pentax-M 135mm f/3.5 que, na KP e em qualquer APS-C, se transforma numa 200mm ultra-compacta:
É um dos exercícios que gosto de fazer frequentemente: escolher apenas uma lente de distância focal fixa e ir por aí à procura do que aparece. Para mim é um desafio que me obriga a ser mais disciplinado…
Vejam os resultados:





Resultados excelentes para uma lente com 40 anos e que se encontra no mercado a preços insignificantes.
Destaco as duas primeiras imagens desta série tiradas a velocidades muito baixas, 1/20s e 1/30s, sem tripé ou qualquer apoio. Com uma lente com distância focal equivalente em 24×36 a 200mm, o sistema de estabilização de imagem SR da KP excedeu as minhas expectativas.
Como a KP (e todas as digitais…) não têm um despolido com ajuda de focagem manual tipo “imagem partida”, utilizei o modo de captura “catch-in focus” que funciona às mil maravilhas. Este modo de captura “catch-in focus” existe em todas as máquinas Pentax desde a SFX de 1987 e é uma forma excelente de se usar lentes manuais com foco assistido e garantia de imagem focada (em breve falarei mais em detalhe do modo de captura “catch-in focus”).
Quanto ao sensor da KP, os 24MP são mais que suficientes para um sensor APS-C e a fasquia do ISO estabelecida nos 819200 garante-nos que o patamar utilizável está continuamente a aumentar, podendo-se, com este sensor, fotografar em condições de luz inimagináveis há alguns anos.
Resta-me aconselhar vivamente a Pentax KP a todos os que pretendem uma máquina compacta, com um design apelativo e configurável, resistente à intempérie, com Pixel Shift e sem limites nas baixas luzes.
E se à KP juntarmos as lentes DA Limited, então, estamos na presença de um conjunto imbatível, que alia um sistema muito compacto com uma qualidade de imagem excepcional!