A história à volta da fotografia da página “Sobre nós”

Quando a ideia de criar este blog foi amadurecendo, rapidamente chegamos a uma conclusão: a Cidade do Porto tinha de estar presente e nós, Portuenses de gema que amamos muito a nossa cidade, queríamos que isso ficasse bem vincado.

E assim seleccionamos esta fotografia da Cidade do Porto…

O entardecer do dia 27/07/2003, um Domingo, estava fantástico, com algumas nuvens no horizonte que prometiam um pôr-do-sol interessante.

Como tinha comprado uns dias antes a Pentax 67II com AE Prism e a queria experimentar, dirigi-me ao Jardim do Morro, em V. N. de Gaia que, na altura, estava um pouco diferente dos dias de hoje.

Depois de algumas tomadas de vista com enquadramentos e lentes diferentes, usei a PENTAX-67 200mm f/4.0 para fazer a fotografia do horizonte.

O filme 120 usado foi o Fujichrome Velvia (ISO 50) que me permitiu fazer 10 fotografias…mais do que suficiente para uma sessão de uma hora e meia!

A exposição foi de 2 seg.@f/11 no modo Manual com MLU (mirror lock up) e disparador automático. O slide foi posteriormente digitalizado por mim num Epson Perfection 2450 Photo com software Silverfast.

Fotografia, para mim, é e só pode ser, puro prazer. Por isso sou apenas um amador, esclarecido, desde 1984.
Fui freelancer desportivo no jornal diário “O Comércio do Porto” em meados dos anos 80.
Mais tarde, a partir dos fins dos anos 90, membro do AOHC (Asahi Optical Historical Club), com diversos artigos publicados na revista trimestral “Spotmatic”.
Fotógrafo de casamentos no início dos anos 2000, de início ainda com filme, mais tarde com digital.
Entretanto, e durante 17 anos, fui co-organizador da “Feira de Material Fotográfico” na cidade do Porto, onde divulgava/promovia a marca Pentax expondo máquinas da minha colecção.
Participei numa mostra fotográfica colectiva em Cervia (Ravena), Itália, no âmbito do 5º Pentax Day organizado pelo AOHC. E participei em duas exposições colectivas no Porto.
Fiz fotografia industrial e de produto para edifícios, exposições, catálogos e sites.
Sou coleccionador de material fotográfico clássico “Asahiflex”, “Asahi Pentax” e “Pentax”. Utilizador de todos os formatos de câmaras fotográficas Pentax de filme (110, APS, 35mm, 645, 6×7) e digital (Optio, WG, Q, DSLR e 645).
E o meu tipo de fotografia de eleição é a paisagem (médio formato, filme ou digital)… e ser o fotógrafo oficial da minha família!

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Site Footer